Polícia vai prender em flagrante comerciantes que elevarem preço da água em Valadares

Ana Lúcia Gonçalves – Hoje em Dia

Leonardo Morais
Gilson Dutra chegou a vender 1.400 galões de água mineral por dia, em Governador Valadares
Policiais civis e militares de Governador Valadares, no Leste do Estado, vão percorrer a partir da tarde desta quarta-feira (11), os estabelecimentos comerciais da cidade para orientar e prender em flagrante os comerciantes que elevaram o preço da água mineral. Galões com 20 litros que antes custavam R$ 8,00 estao sendo oferecidos por R$ 20,00.
O rio Doce é a única fonte de captação de água em Valadares, mas o trabalho foi suspenso por causa da lama da Samarco. Sem água nas torneiras, a maior cidade do Vale do Rio Doce, com 280 mil habitantes, enfrenta uma crise hídrica. Há relatos de tumultos em pontos de venda de água e de caixas, tôneis, tinas e tambores. Um suposto saque de 700 galões de agua no Santa Rita foi descartado pela PM.
Segundo o delegado Bernardo Pena Sales, tarifar em valor maior uma mercadoria, neste caso indispensavel para a populacao, e crime contra a economia popular. A pena vai de seis meses a dois anos de prisão. Inquéritos serao abertos pela Polícia Civil e encaminhados ao Ministerio Público (MP). “Vamos orientar e fazer fiscalizações com eventuais prisões em flagrante”, avisa.
O promotor Gustavo Leite lembra que além de vender produtos com valores excessivos, em especial os de subssitência humana em período de crise como a de escassez de água em Valadares, e crime contra a economia popular negar a venda com valores originais, justos se as mercadorias estiverem disponíveis.
Sede
Viúva, desempregada e mãe de dois filhos pequenos, a dona de casa Fabia Rocha, de 40 anos, sempre usou o filtro de barro para filtrar a agua de casa. Mas sem ter o que colocar no recipiente, resolveu comprar um galão de 20 litros, mas desistiu. “Um absurdo esse preço. Melhor tentar água com os vizinhos”, disse.
O advogado Haroldo Campos, de 58 anos, está revoltado com a situação. “ No Brasil nada é preventivo. Tudo vem depois, preferem consertar”, disse, ao sair de um supermercado com 20 fardos de água mineral.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: