Centro de Distribuição da Fruki em Canoas terá a certificação AQUA

PerspectivaCDCanoasFruki1NelsonEggers MixdeProdutosFruki
Crédito: Divulgação/Fruki
Centro de Distribuição da Fruki em Canoas terá a certificação AQUA
Empreendimento é o primeiro CD do Brasil a contar com este reconhecimento
Canoas/RS – Antes mesmo de entrar em operação, o novo Centro de Distribuição (CD) da Bebidas Fruki S/A, localizado em Canoas, já comemora uma conquista importante. O empreendimento, localizado numa área total de 40 mil m², contará com a certificação AQUA, normatização já consagrada mundialmente e que destaca a alta qualidade ambiental da construção.
Assessorada pela Inovatech Engenharia, a Fruki decidiu agregar este diferencial ao investimento de aproximadamente R$ 20 milhões, que conta com um moderno centro administrativo e um amplo pavilhão de logística, somando 15 mil m² de área construída. Assim, o novo CD, que atenderá a Região Metropolitana de Porto Alegre e Litoral, será o primeiro centro de logística do Brasil e a primeira obra de Canoas a contar com esta certificação.
“A sustentabilidade sempre esteve muito presente na história da Fruki. Trabalhamos com uma gestão consciente e responsável e implementamos práticas de produção que buscam a minimização e não geração de resíduos, com várias atitudes que contribuem com o meio ambiente. Este certificado é mais uma comprovação de que estamos no caminho certo”, afirma o diretor-presidente da empresa, Nelson Eggers. O novo CD Canoas deverá ser inaugurado em agosto.
BENEFÍCIOS – Todas as etapas de construção do novo CD da Fruki foram avaliadas pela Fundação Vanzolini, envolvendo a Concepção (Projeto), a Realização (Obra) e a Operação (Uso). A normatização leva em conta a estratégia ambiental global do empreendimento, considerando a preservação dos recursos, redução da poluição e da geração de resíduos, gestão dos recursos naturais durante a operação (água e energia), gestão patrimonial (durabilidade, adaptabilidade, conservação, manutenção, custos de uso e operação), conforto e saúde (dos usuários, da vizinhança, dos operários de obra). O Referencial Técnico – Processo AQUA contém os requisitos para o Sistema de Gestão do Empreendimento (SGE) e os critérios de desempenho nas categorias da Qualidade Ambiental do Edifício (QAE).
DIFERENCIAIS – De acordo com o diretor-presidente da Fruki, o novo Centro de Distribuição Canoas foi construído observando-se todas as condições exigidas para a certificação AQUA. Tanto na área de logística quanto no prédio administrativo está evidenciado o conforto termoacústico e a iluminação. No CD, a iluminação natural é um dos destaques, superando em muito o limite considerado excelente pelo Processo AQUA. Foram utilizadas telhas especiais com proteção UV, que permitem a passagem e a difusão da luz solar no ambiente. O local também conta com um sistema de aproveitamento de água da chuva, com capacidade de armazenamento de 50 mil litros. A exemplo do que já acontece com a fábrica da Fruki localizada em Lajeado, a água coletada é utilizada nos jardins, na lavagem de pisos e nas descargas dos sanitários.
“A madeira utilizada durante a execução da obra é toda certificada, de reflorestamento, e seu descarte também foi controlado, para que seja reaproveitado. A tinta utilizada foi à base d’água, que tem menor impacto ao meio ambiente. Do total dos 40 mil m², entre 20 e 25% são de área verde. E todo o material foi adquirido de uma distância máxima de 200 km, para que fosse alcançada uma meta de menor emissão de CO 2”, explica Fabíola Eggers, assessora da presidência da Fruki.
Outros diferenciais que fizeram parte da construção também levaram em conta o impacto da obra junto à vizinhança, a começar pela estrutura de fundação, que utilizou um sistema de menor impacto. “Detalhes como local apropriado para a coleta de resíduos e até mesmo um controle da geração de pó causado pela movimentação de caminhões foi observado. O prédio administrativo conta com um sistema de condicionamento de ar com grande qualidade e eficiência, vidros duplos, e a própria posição do prédio considera a orientação solar, visando o melhor aproveitamento da luz natural, da ventilação e das temperaturas”, acrescenta Nelson Eggers.
BEBIDAS FRUKI S/A – Empresa familiar, 100% brasileira e com atuação focada no Rio Grande do Sul, a Bebidas Fruki S/A tem sua matriz, centro de distribuição e parque industrial numa área de 25 mil m² em Lajeado, com capacidade para produzir 300 milhões de litros de bebida por ano. Em suas sete linhas de engarrafamento automatizadas, são produzidos os refrigerantes Fruki, os suplementos energéticos Frukito e engarrafada a água mineral Água da Pedra. Uma equipe qualificada e treinada constantemente é responsável por levar toda esta qualidade Fruki a mais de 30 mil clientes espalhados por todo o Estado. A Fruki conta ainda com centros de distribuição em Santo Ângelo, Farroupilha e Pelotas, estrutura reforçada a partir da inauguração do CD Canoas. O Fruki Guaraná é líder de mercado na Região Metropolitana de Porto Alegre e no Vale do Taquari. A água mineral Água da Pedra é líder de mercado em todo o Rio Grande do Sul.
De Zotti – Assessoria de Imprensa
(51) 9976-8678
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: