Burocracia atrasa início da exploração de fonte de água mineral no interior de São Paulo

Produtor rural deu entrada no processo em 2001 e, até hoje, ainda não recebeu a autorização para explorar a fonta localizada em sua propriedade, em Indaiatuba

  • João Henrique Bosco | Indaiatuba (SP)

Edmilson Rodrigues

Foto: Edmilson Rodrigues
Família aguarda há 12 anos para explorar fonte de água mineral

Desde a década de 1980, o produtor rural Gervásio Fanger se dedica ao cultivo de uva em sua propriedade localizada no município de Indaiatuba, no interior de São Paulo. A produção exclusiva da fruta, porém, nem sempre favorece os negócios. Por isso, em 1999, Fanger decidiu explorar a fonte de água mineral que possui em suas terras.

Com a qualidade da água assegurada pelas autoridades responsáveis, o produtor deu entrada em um processo no Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), solicitando autorização para explorar a fonte. A estimativa inicial era de que o documento fosse emitido em quatro anos, mas o prazo acabou se estendendo e Fanger já aguarda há 12 anos pela liberação.

Desde a abertura do processo, a papelada já passou por três Estados, percorrendo escritórios de órgãos governamentais. De São Paulo, o processo foi para o DNPM em Brasília. Mais tarde, voltou para o DNPM em São Paulo e viajou para o Rio de Janeiro até o Laboratório de Análises Minerais. De lá, mais uma vez retornou a São Paulo, desta vez para Jundiaí, onde atualmente permanece na Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cestesb).

A fonte, perfurada a 180 metros de profundidade, está pronta há 10 anos e segue os padrões exigidos pelo Ministério de Minas e Energia. Desde 2001, quando foi dada a entrada no processo, a família já investiu R$ 200 mil só para cobrir os gastos com a burocracia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: