Vendas de água mineral crescem 15% com galão que traz validade

O crescimento nas vendas de galões ocorreu após a colocação da validade nos vasilhames retornáveis de 10 e 20 litros

Os comerciantes que trabalham na distribuição de água comemoram o crescimento nas vendas de galões após a colocação da validade nos vasilhames retornáveis de 10 e 20 litros.

“Até então,  havia desconfiança da qualidade do produto pelos consumidores. Voltamos a ter credibilidade e o reflexo disso é o crescimento do mercado”, avalia Carlos Lancia, presidente da Abinam (Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais).

As embalagens devem ser trocadas a cada três anos para preservar a qualidade do produto que chega ao consumidor.

Segundo o DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral), o uso prolongado do recipiente pode ocasionar danos ao consumidor devido à fragilidade da embalagem.  Segundo ele, as empresas fornecerão um novo galão para quem estiver com material vencido.

No início, as regras do DNPM sofreram resistência do setor, que foi à Justiça, que decidiu que as regras devem ser seguidas.

Segundo dados da Abinam, 98% dos fabricantes e distribuidores cumprem as determinações.  “Como o mercado é bastante competitivo, não havia outra solução que não a adequação às normas”, completa Lancia.

Pela portaria 358, em vigor desde abril do ano passado, saíram de circulação os garrafões com data de fabricação anterior a 2007. Os novos devem trazer a informação em relevo. 

Consumo/  No Brasil, há 480 empresas fabricantes de água mineral. Desse total, 115 marcas estão localizadas no estado de São Paulo, que é  responsável por 29% do consumo do país, com dois bilhões de litros por ano.

Ao comprar um garrafão, o consumidor deve verificar, além da validade, o estado de conservação, se o lacre e rótulos estão intactos e o seu condicionamento. 

Não se deve comprar vasilhames  que estejam expostos ao sol e que fiquem estocados irregularmente.  Se a validade estiver vencida, denuncie imediatamente à Vigilância Sanitária de Jundiaí.

 

Fointe: Agência Bom Dias

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: