Material está ao relento em depósito da Conab em São José, na Grande Florianópolis

Diogo Vargas

diogo.vargas@an.com.br

Enquanto o Oeste do Estado sofre com a estiagem e outras regiões sentem problemas de abastecimento, como o Norte da Ilha, em Florianópolis, milhares de bombonas de água mineral estão jogadas ao sol e ao relento no depósito da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em São José, na Grande Florianópolis.

São doações para as vítimas da enchente de novembro e estão no local há mais de 30 dias. A Defesa Civil e a Secretaria da Justiça e Cidadania garantem que não há água vencida ou estragada no local.

Nem a Conab sabe precisar quantas bombonas estão no pátio, próximo à BR-101. Grande parte está ao ar livre em razão da falta de espaço no lugar, cedido parcialmente à Defesa Civil Estadual, responsável pelo controle, armazenamento e distribuição das doações. Pedaços de lona e papelão foram colocados como proteção, mas em quantidade insuficiente.

Problema seria o plástico das bombonas

O superintendente regional da Conab, Sione Lauro de Souza, mostrou à reportagem um fax enviado à Defesa Civil Estadual no dia 23 de dezembro, alertando sobre o prazo de validade de parte da água. Na época, Souza pediu um cronograma de distribuição e sugeriu que o consumo se desse com a maior brevidade possível a fim de garantir a qualidade do produto.

Até o meio da tarde de quarta-feira, o superintendente disse que não havia recebido nenhuma resposta. Segundo Souza, a água pode ser guardada por um período longo. O problema, ressaltou, está nas bombonas, pois não se sabe a procedência dos plásticos.

Por meio da assessoria de imprensa, a direção da Defesa Civil Estadual e a Secretaria da Justiça e Cidadania informaram que vistorias são feitas diariamente nos vasilhames que estão no local. Um levantamento dos municípios com estiagem no Oeste está sendo feito e a entrega será realizada o mais rápido possível. Parte das bombonas também deverá ser removida para o depósito da Defesa Civil em São José.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: